sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Dinheiro compra felicidade?

"Nossa felicidade depende mais do que temos em nossas cabeças do que em nossos bolsos." A frase de Schopenhauer, filósofo alemão, sintetiza muito bem as descobertas de uma pesquisa científica realizada em 132 países.
Segundo os estudos, o aumento da renda costuma elevar a satisfação com a vida, mas não necessariamente os sentimentos positivos. Apontados por inúmeros entrevistados pela pesquisa como um elemento-chave da felicidade, tais sentimentos também foram associados ao dinheiro, mas principalmente à sensação de ser respeitado, de controlar a própria vida, de poder confiar em amigos e familiares em situações de emergência, entre outros itens.
A dra.Barbara Fredrickson, professora de Psicologia na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill,nos Estados Unidos ,afirmou que o dinheiro pode fazer alguem se sentir, até certo ponto, melhor. "Os sentimentos positivos, como o prazer e o riso, podem contudo, fazer muito mais pelas pessoas. Eles podem ajudá-las a crescer, a aprender e a se tornar uma versão mais flexível e melhor de si mesma", completou.
Os 136.839 entrevistados, entre homens e mulheres residentes em áreas urbanas e rurais, preencheram um questionário detalhado. Foram avaliados fatores como rendimentos e padrão de vida, tipos de conveniências desfrutadas por eles e atendimento ou não de suas necessidades básicas de alimentação e de moradia. Os 132 países pesquisados refletem,portanto, a diversidade das realidades culturais, econômicas e políticas da Terra,uma vez que concentram cerca de 96% da população mundial.
Publicada na edição de julho de 2010 do Journal of Personality and Social Psychology, a pesquisa contou com a coordenação de Edward Diener, professor emérito de Psicologia na Universidade de Illinois, em Urbana-Champaing,nos Estados Unidos.
Em 2011, na saudação de ano-novo, o presidente mundial da IMM, Revmo. Tetsuo Watanabe, destacou, entre outros itens, um estudo sobre a felicidade diferente do citado anteriormente. Segundo ele, de acordo com uma pesquisa feita pelo governo, a nota que os japoneses dão à sua felicidade, quando perguntados com base numa escala de zero a cem, é 65.
"Esse índice talvez não seja compativel com um país que ostenta o título de terceira maior economia do mundo", lembrou Revmo. Watanabe. " Por que será que isso acontece? Dizem que, por trás dessa resposta, estão fatores ligados ao dinheiro, como recessão e falta de emprego. Parece que muitas pessoas estão convictas de que, sem um crescimento econômico constante, será impossivel ser feliz.
Meishu-sama compôs o seguinte poema: "Quando o homem busca a felicidade confiando unicamente nos bens materiais, ela escorrega de suas mãos".
Ele deixou claro que, mesmo perseguindo a felicidade, se focarmos apenas na abundância material,não conseguiremos atingir a verdadeira felicidade".
Para saber mais : http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=dinheiro-compra-felicidade&id=5402
http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2010/07/01/AR2010070100039.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário