domingo, 1 de julho de 2012

A leitura e a Escola

Escrever e ler são duas atividades da alfabetização conduzidas mais ou menos paralelamente.Ensina-se a ler e escrever letras, familias silábicas, palavras, frases e textos. Na prática, ao longo do ano escolar, se dá muito mais enfase à escrita do que à leitura. Exige-se muito mais do aluno com relação à escrita do que com relação à leitura. Isso se deve ao falto de a escola saber avaliar mais facilmente os acertos e erros de escrita e não saber muito bem o que o aluno faz quando lê, sobretudo quando lÊ em silêncio.E a escola tem a mania de querer controlar tudo. O privilegio da escrita sobre a leitura na escola se deve a essa maior facilidade de avaliação escolar.
Porém, ler, principalmente nos primeiros anos da escola, me parece uma atividade tão importante quanto a produção espontânea de textos, ou talvez ate mais importante. No mundo em que vivemos é muito mais importante ler do que escrever. Muitas pessoas alfabetizadas vivem praticamente sem escrever, mas não sem ler. Ainda mais: há muitos analfabetos de escrita que não são analfabetos de leitura. Será que se pode aprender a ler antes de aprender escrever? Sem dúvida: aliás , aprender a ler é mais fácil do que aprender a escrever. Uma criança pode começar ouvindo história, aprendendo a decifrar os sons das letras. É preciso repensar esses procedimentos em relação à escrita e à leitura na escola, dando um lugar de maior prestígio à leitura desde o início do processo de alfabetização.Uma criança que aprende a ler toma velocidade no aprendizado da primeira série.Um aluno que não lê aprenderá o resto com dificuldade, e pode passar a ter uma relação delicada com a escrita, não entendendo muito bem o que esta é nem como funciona. O objetivo da escrita é a leitur, mas quem vai escrever só é capaz de fazê-lo se souber ler o que escreve. Portanto, a leitura é uma habilidade que precede a própria escrita. Por que, então nao começar a ensinar a escrever e a ler, dando mais ênfase à leitura?
Além de ter um valor técnico para a alfabetização,a leitura é ainda fonte de prazer, de satisfação pessoal, de conquista, de realização, que serve de grande estímulo e motivação para que a criança goste da escola e de estudar.Mas, se frustramos as crianças não lhes dando essa chance ou, pior ainda, se substituímos essa leitura gostosa por textos mal escritos, enfadonhos, estranhos, o que vamos esperar delas depois? Que graça tem a escola? Para que serve ler e escrever? Para reproduzir essas iditices? Será que a escola nunca refletiu sobre o que pensa uma criança quando compara as leituras que faz em casa , de revistas e livrinhos infantis, com a leitura que a escola obriga a fazer?
vOCE ENCONTRA UMA LEITURA MAIS AMPLA NO LIVRO:
ALFABETIZAÇÃO E LINGUISTICA DE LUIS CARLOS CAGLIARI.

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