Falar sobre educação hoje, nos abre um leque muito grande de possibilidades e necessidades, sou professora na rede pública em goiânia e a cada dia sinto que nossos alunos precisam valorizar a leitura e a escrita.
Por isso professor, desenvolva a socialização, estimule a afetividade, construa ponte produtiva nas relações sociais, estimule a sabedoria, supere conflitos e valorize o ser...
Não esqueça de contar histórias, ela desenvolve a criatividade, educa a emoção, estimula a sabedoria, expande a capacidade de soluções em situações de tensão, enriquece a socialização.
Coloco aqui algumas sugestões de atividades que podem ser utilizadas em parceria com a literatura:
* Leia para os alunos uma parte da história, provoque o interesse em saber a continuidade.
*Leia o título do livro e mostre a capa afim de que os alunos imaginem o fim da mesma.
*Leia o final da história e peça que os alunos relatem o que aconteceu antes.
*Permita o comentário sobre a história que você leu.
*Sugira que os alunos formem dupla e cada um escreva sobre o que leu ,ou que ouviu.
Considerações sobre poemas:
É importante que os poemas estejam presentes na vida dos alunos diariamente e que sejam bem trabalhados pelo professor, que deve dirijir a atenção para a forma artistica e para o lúdico. Pode-se explorar a sonoridade e a linguagem própria dos poemas infantis.
Que tal começar com as cantigas de roda, que são tão importante para elas no nivel afetivo-emocional, Isso possibilitará que o aluno aprenda o que é estrofe, verso, rima e linguagem figurada...
Um exemplo para o trabalho de leitura com poema
Em Famíla
N A Escola das Nuvens não vai ninguém
__ porque não existe Escola das nuvens
As nuvens aprendem tudo em casa.
Mamãe nuvem ensina como se faz chuva.
Papai-nuvem ensina como se faz uma chuva
DAQUELAS BEM FORTES.
Mamãe- nuvem faz assim:
CATATRÁ- Catatatrá!
Papai-nuvem faz assim:
CATATRÃ0- CATATATRÃO!
E o filhinho- nuvem faz assim:
catatrim-
catatatrim
e
cai
um
pinguinho
pequenininho
assim
que
faz
pim
pilim
pimpim!...
CAMARGO,Luís.O cata- vento e o ventilador.10ª ed.São Paulo:FTD,1998.P.4-5.
terça-feira, 12 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário