domingo, 16 de maio de 2010

Gêneros Narrativos

Conto
É a designação que damos à forma narrativa de menor extensão e que se diferencia do romance e da novela não só pelo seu tamanho, mas tambem por possuir caracteristicas estruturais próprias. O conto é uma narrativa linear, que não é uma narrativa breve, desenrolando um só incidente predominante e um só personagem principal, contém um só assunto cujos detalhes são tão comprimidos e o conjunto do tratamento tão organizado que produzem só impressão.
Do que precisa o conto?
Tensão, ritmo, o imprevisto dentro dos parâmetros previstos, unidade, compactação, concisão, conflito, início meio e fim; o passado e futuro têm significado menor.
A crônica
È o único gênero literário produzido essencialmente para ser vinculado na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas de um jornal. Quer dizer, ela é feita com uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o lêem.
A crônica é um comentário leve e breve sobre algum fato do cotidiano. O tom , como acentua Antonio Candido é o de "uma conversa aparentemente banal".
ABREU, Antônio Suárez. Curso de redação. 2 ed. São Paulo: Ática, 1990.
FÁVERO, Leonor Lopes: Koch, Ingedore Grunfeld Villaça. Linguistica Textual: Introdução. São Paulo: Cortez, 1983.

Nenhum comentário:

Postar um comentário